Não é necessário ter um "problema" para procurar a ajuda de um/a Psicólogo/a. Um/a Psicólogo/a pode ajudar quando queremos construir uma boa autoestima ou simplesmente conhecermo-nos melhor!
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, coordenada pela psicóloga Dr.ª Ilda Fernandes.
O Conselho Pedagógico definiu os Critérios Gerais nos Domínios de Informação e da Orientação Escolar e Vocacional e do Acompanhamento Pedagógico para o ano letivo 2019/2020 (em anexo).
No contexto das atribuições definidas pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17.05, os Serviços de Psicologia e Orientação desenvolvem a sua ação a três níveis:
A nível do Apoio Psicológico e Psicopedagógico compete-lhes:
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Colaborar com os educadores e professores prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas;
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Identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor as medidas tendentes à sua eliminação;
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Proceder à avaliação global de situações relacionadas com problemas de desenvolvimento com dificuldades de aprendizagem, com competências e potencialidades específicas e prestar o apoio psicopedagógico mais adequado;
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Elaborar os planos educativos individuais, ouvidos os restantes intervenientes no processo educativo, e acompanhar as situações de colocação dos alunos em regime educativo especial;
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Articular modalidades de complemento pedagógico, de compensação educativa e de educação especial, tendo em vista tanta a individualização do ensino e a organização de grupos de alunos como a adequação de currículos e de programas;
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Propor, de acordo com os pais e em colaboração com os serviços competentes, o encaminhamento de alunos com necessidades especiais para modalidades adequadas de resposta educativa.
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A nível do Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa compete-lhes:
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Colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão da escola em que se inserem;
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Colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo sistemático;
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Articular a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas da saúde e da Segurança Social, de modo a contribuir para o correto diagnóstico e avaliação sócio-médico-educativa de crianças e jovens com necessidades especiais e planear as medidas de intervenção mais adequadas;
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Estabelecer articulações com outros serviços de apoio socioeducativo necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais;
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Colaborar em ações de formação e participar na realização de experiências pedagógicas;
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Colaborar, na sua área de especialidade, com professores, pais ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial;
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Propor a celebração de protocolos com diferentes serviços, empresas e outros agentes comunitárias a nível local;
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Na educação pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais e encarregados de educação e da comunidade em geral no que respeita às condicionantes do desenvolvimento e da aprendizagem.
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A nível da Orientação Escolar e Profissional compete-lhes:
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Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida;
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Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional, nomeadamente através de programas a desenvolver com grupos de alunos ao longo do ano letivo, e de apoio individual ao seu processo de escolha;
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Realizar ações de informação escolar e profissional sob modalidades diversas, garantindo a participação ativa dos alunos na exploração das técnicas e materiais utilizados;
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Colaborar na planificação e acompanhamento de visitas de estudo, experiências de trabalho, estágios e outras formas de contacto dos alunos com o meio e o mundo das atividades profissionais;
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Colaborar com outros serviços, designadamente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, na organização de programas de informação e orientação profissional;
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Desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.
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Destinatários
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Alunos do Agrupamento;
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Pais e Encarregados de Educação;
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Diretores de Turma/Professores e Pessoal Não Docente.
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Como aceder aos Serviços de Psicologia e Orientação
O pedido de encaminhamento para os Serviços de Psicologia e Orientação deve ser feito através do educador, professor titular de turma, conselho de turma/diretor de turma. Poderá ser feito igualmente pelos pais e encarregados de educação. Os pedidos devem fazer-se através do preenchimento de uma Ficha de Encaminhamento, anexando todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do aluno.