Lista de candidatas admitidas a concurso do procedimento concursal, prévio à eleição de diretor para este Agrupamento.
Cândido José Gomes da Silva Leite, presidente do...
No projeto de Departamento estruturam-se conjuntos de atividades experimentais que complementem as sugeridas no programa da disciplina de Estudo do Meio e que proporcionem aos alunos a oportunidade de realizarem aprendizagens ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras, cabendo a cada docente a sua aplicação e adequação à especificidade da turma. Cada docente poderá ainda realizar outras atividades experimentais que entenda apropriadas, podendo inseri-las neste projeto, pelo que se considera que será sempre um projeto em construção. Com ele pretende-se também contribuir para a prossecução dos seguintes objetivos do PEDC:
- Promover o gosto pela Ciência;
- Promover capacidades de pensamento (criativo, crítico, metacognitivo…) úteis em outras disciplinas do currículo e em diferentes contextos e situações;
- Promover a construção de conhecimento científico útil e com significado social, que permita aos alunos melhorar a qualidade da interação com a realidade natural;
- Identificar os tipos de explicações causais e conceções alternativas enunciadas pelos alunos;
- Compreender a importância da Ciência na resolução de problemas do quotidiano.
Síntese do Projeto
Privilegiam-se algumas atividades experimentais propostas nos manuais escolares, dos quatro anos de escolaridade e, a partir delas, elaboraram-se protocolos experimentais e fichas de avaliação. Em cada atividade os alunos terão de:
- Identificar o problema que estão a investigar;
- Controlar a experiência através de variáveis independentes (o que vamos mudar);
- Controlar a variável dependente escolhida (o que vamos medir);
- Registar os dados (através de tabelas, quadros e gráficos);
- Formular hipóteses (o que pensamos que vai acontecer e porquê);
- Registar a conclusão (o que aconteceu e porquê).