Acreditação Erasmus - Mobilidade de alunos a Estrasburgo

6 Fev 2024

O agrupamento de escolas Rosa Ramalho participou, na semana de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, numa mobilidade Erasmus+ à cidade de Estrasburgo com a escola “Städtische Adolf-Reichwein-Gesamtschule” - Lüdenscheid, da alemanha. Participaram na equipa portuguesa: as alunas Ana Beatriz Lopes da Silva, Daniela Patrícia Simões Fernandes e Maria Vitória Leitão Gomes, do 9.º 3; alunas Luísa Pereira Araújo e Matilde Loureiro Sousa, do 9º2; os alunos Afonso Machado Dias, Ricardo António Nascimento Figueiredo e Rodrigo Costa Dias Pereira, do 9º2.

Esta mobilidade Erasmus+ concretizou muitos dos objetivos do projeto “What Europe means to me”, tendo os alunos portugueses, conjuntamente com os alunos da escola alemã, participado em visitas ao Parlamento Europeu e Parlamentarium, ao Concelho Europeu, ao memorial Alsácia Mosela. A visita ao Conselho da Europa permitiu aos participantes aprender mais sobre o trabalho do Conselho da Europa para proteger os direitos humanos, apoiar a democracia e promover o Estado de direito em nome dos seus 46 países membros. A visita do Parlamento Europeu a Estrasburgo e ao Parlamentarium permitiu compreender a importância do Parlamento Europeu como centro de decisão política para aproximar o Parlamento Europeu dos estudantes. O Simon Veil Parlamentarium apoia estas diversas experiências multimédia. Na visita ao memorial Alsácia Mosela, os alunos vivenciaram uma lição de história de âmbito universal que nos ensina a necessidade de unir os europeus na sua diversidade e no respeito pela dignidade de cada um para lhes oferecer paz e liberdade. A UE, enquanto projeto de paz, torna-se quase tocável para os estudantes. Ao longo da semana foram desenvolvidas atividades de natureza cultural com o objetivo de conhecer e compreender diferentes culturas, das quais destacam-se: a participação numa “caça ao tesouro” na cidade de Estrasburgo, guiada via smartphone, em grupos mistos; passeio de barco por Estrasburgo/Bairro Europeu com a descoberta de locais imperdíveis da capital da Alsácia, como o bairro Petite France, o Neustadt (bairro imperial), bem como as instituições europeias.

No final os alunos foram confrontados com o desafio “Europe means to me…” onde participaram individualmente, com uma frase, para completar o seu significado.

O balanço desta mobilidade foi muito positivo pois os alunos participaram em todas as atividades com empenho e com um desempenho excelente nas suas intervenções.

Separadores Verticais